aquilo que você acha que pode te destruir vai ser usado para te construir
- Moça floresca
- 8 de dez. de 2020
- 4 min de leitura
Será que você é o tipo de pessoa que não consegue mais confiar em ninguém? Talvez você já tenha sido tão decepcionada que perdeu a confiança nas promessa de Deus, nas pessoas e, até em si mesma.
Davi, chegou a esse ponto e olha que ele estava no início de um grande propósito.
…8 Davi ainda pediu a Aimeleque: “Há por aqui, à tua mão, uma lança ou uma espada? Eu não trouxe comigo nem a minha espada nem as minhas armas pessoais, porquanto a ordem do rei exigiu máxima presteza!” 9Respondeu-lhe o sacerdote: “A espada de Golias, o filisteu, que mataste no vale de Elá, fica bem ali, embrulhada num manto, atrás do efod, colete sacerdotal. Se desejares, toma-a, pois não há aqui nenhuma outra arma!” Diante do que Davi exclamou: “Certamente não há espada melhor que esta, dá-me a espada!”
Nesta época, Davi já tinha matado Golias e estava fugindo do rei Saul. Ele não havia feito nada de errado, mas por inveja e por querer poder, o rei tramava sua morte. Quantas vezes nos encontramos em situações de injustiças, ou talvez situações tão complicadas, que já tentamos todas as saídas, mas parece que nada está a nosso favor. Ele também passou por isso e, embora tivesse plena confiança naquilo que Deus tinha pra ele, chegou um momento em que ele precisou se lembrar daquilo que Deus já tinha feito.
Deus trabalha de um jeito bem diferente de nós, aquilo que nos faz lembrar da dor, Ele usa como um azeite para curar a ferida. Quantas coisas boas Deus já fez na sua vida? quantas vezes Deus já curou seu coração? Será que por um momento você pode se lembrar daquilo que Deus já fez por você? ou tudo já caiu em seu esquecimento? Aquilo que Deus faz tem um significado. Então, mais uma vez eu te pergunto... Quantas coisas Deus já fez com você, em você e por você?
Davi precisava andar preparado, mas ele não estava com sua espada e acredito que nem com sua armadura. Chega a ser bem irónico, um lugar onde há muitos guerreiros, não ter espada nenhuma. A única de todo aquele lugar, era a espada de Golias. Eu acredito que Deus preparou aquele momento para que Davi pudesse se lembrar do que Deus já tinha feito por Ele. Hoje, nós temos muitas informações; se você está triste, pode escrever na internet e logo encontrará um texto, ou um vídeo com palavras de ânimo. Você pode também ligar para algum pastor, sua líder ou até mesmo sua amiga. Mas, naquela época, não era assim. Deus sabia que Davi precisava de ânimo, ele precisava trazer a memória aquilo que poderia lhe dar esperança e a espada de seu maior inimigo era sua única arma. Solitário, sozinho ele foi encontrado por Deus.
Naquele momento ele precisava de memórias que lhe dessem esperança, ele precisava de memórias que lhe abraçassem por dentro. E a espada que talvez para muitos, fossem vitória, para ele foi o motivo dele chegar aquele ponto. Não importa quantas coisas boas aconteça, é assim que nós enxergamos quando tudo vai mal. Aquilo que Deus fez de bom já não importa mais, porque só nos importamos com o que queremos que seja feito naquele momento. Aquela espada trouxe à memória de Davi quem ele era, foi uma injeção de ânimo em sua identidade, foi um lembrete para seu coração trazendo a certeza de que o mesmo Deus que estava com Ele quando ele matou o gigante, estava com ele naquele momento também. Davi não sabia, mas ao pegar aquela espada ele estava concluindo seu passado, tirando a incerteza de um pequeno menino ruivo, trazendo a certeza de um grande rei e líder para o povo de Deus. E isso foi tão certeiro em seu coração que, ao sair dali, ele entra em uma caverna e juntou alguns homens. Esses homens eram pessoas que estavam com dificuldades na vida, talvez depressivos, pois a bíblia os chamam de "descontentes" e também muitos endividados. Enfim, ele pegou aqueles que a sociedade descartava e transformou esses homens em grandes guerreiros, ajudou a conquistarem suas dignidades de volta. Alguns maridos voltaram para suas casas, muitos voltaram a sorrir e a se sentiram vivos de novo, ele libertou o povo da cidade de queila que estava sob ataque, ele poupou a vida de Saul, cortando apenas um pedaço de sua túnica. Tudo isso porque em seu coração ele sabia que independente do que ele enfrentasse, Deus tinha promessas a serem cumpridas em sua vida, ele não estava lutando e enfrentando tudo aquilo sozinho.
Davi pegou a espada que um dia seria usada para feri-lo e usou como um lembrete de que aquela batalha com Golias não era só Dele e o mesmo Deus que entregou um gigante nas mãos de um menino improvável, iria fazer dele rei.
Então aquilo que você acha que pode te destruir, vai ser usado para te construir e vai te levar a viver coisas que você nunca imaginou. Vão ter lutas, vão ter momentos difíceis, mas o Senhor sempre vai trazer coisas a sua memória que lhe darão esperança.
No projeto original de Deus a espada de Golias não foi criada para destruir Davi, e sim para construir um Rei que um dia seria considerado o homem segundo o coração de Deus!

Comments