top of page

Floresça; 

Buscar

As duas faces do ego: Arrogância ou autopiedade?

  • Foto do escritor: Moça floresca
    Moça floresca
  • 31 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

Olá, moças!

Na última postagem falei sobre “felicidade” e hoje o assunto ainda é esse. Nossa geração se preocupa mais com o que os outros pensam, do que sobre o próprio olhar, ou até mesmo o olhar de Deus sobre nós. Uma triste realidade que faz com que as pessoas não desfrutem da verdadeira felicidade. Estamos preocupados demais com nossa aparência que não nos importamos com a realidade, a cada dia isso é comprovado. Existem alguns inimigos da felicidade e hoje quero focar em um deles, o ego!

Todos os dias temos que enfrentar uma luta interior, principalmente nós mulheres. Todos os dias precisamos dizer a nós mesmas que nossa alma e os frutos dela não nos governa! Trago uma frase sempre comigo: “quem não governa a si mesmo, não governa nada, nem ninguém”. Se você é uma pessoa descontrolada sinto muito te dizer, mas sua vida deve estar uma bagunça e seu coração então nem se fala. Não fique triste, você vai vencer. Sempre que uma grande mudança acontece na vida de uma mulher ela tem o costume de mudar algo nela, confesso que eu sou assim. Um novo corte de cabelo, um novo estilo talvez. Aprendi que essa não é a solução, não podemos mudar por fora o que precisa ser transformado por dentro. Quando mudamos o nosso interior, nosso exterior é transformado também!

Por detrás de tudo isso está o ego. O ego tem duas faces: a face da arrogância e a cara da auto piedade ou autocomiseração. A face da arrogância é mais escancarada, mas a autocomiseração também é uma face do ego, embora mais disfarçada. O orgulho é que nos impede de desfrutar do Senhor completamente.

O arrogante se orgulha do sucesso, mas a autocomiseração é a resposta do orgulho ao sofrimento. O arrogante pensa: “eu mereço admiração pelo que alcancei”; mas a autocomiseração diz: “ eu mereço admiração pelo tanto que sofro.” O arrogante soa auto-suficiente; mas a autocomiseração soa sacrificial. O arrogante simplesmente acredita que pode ir sem Deus. Acredita que pode trabalhar sem depender, ter algo sem orar. Mas o que está cheio de autocomiseração também é orgulhoso, pois ele é a resposta do orgulho que não foi aplaudido. As duas formas de pensar está errada, primeira por seus grandes feitos, segundo pelo seu sofrimento. Deus não te enxerga assim!

Quando estamos felizes, nós vencemos as duas faces do ego. Aquele que está feliz simplesmente não aparece, gente feliz não quer se destacar. Principalmente em uma geração em que tudo precisa ser mostrado. Querem mostrar a “felicidade” a todo custo. Se eu estou feliz eu não preciso atrair compaixão dos outros pelo que eu sofro e não preciso de elogios pelo que realizo, afinal faço porque me faz feliz. Precisamos de pessoas felizes, ande com pessoas felizes de verdade, pois te levarão a um caminho de felicidade também. A felicidade atrai outras pessoas. Queira ser feliz de verdade, não uma felicidade aparente que dura um momento. Não deixe que seu ego te domine, pois Deus Aquele que tudo pode fazer por você, te vê e sabe as intenções do seu coração, além disso, Ele te conhece. Você até pode enganar algumas pessoas, mas não engana seu Pai e nem a si mesma!

Chega de viver de aparências, chega de uma felicidade vazia. Olhe para dentro de si e tome a decisão de deixar que o Espírito Santo te conduza não mais o seu ego, nem suas emoções! Você vai vencer, eu acredito e principalmente Deus!

Esses últimos textos tem sido inspirados em um livro que estou lendo, se você quiser também me mande uma mensagem e vamos crescer juntas. Um grande abraço, você nasceu para florescer!

 
 
 

Comments


sIGA
  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon
Conheça a Elaine
Eu amo livros e escrever ,
Desafios, girassol, uva, Todas as Coisas Brilhantes & dormir  

© 2023 por FAÇA VOCÊ MESMO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page