Será que todo bote salva vidas?
- Moça floresca
- 3 de jun. de 2020
- 3 min de leitura

Imagina você dentro de um navio com muitas pessoas. de repente, o mar começa a ficar inquieto e as ondas crescem ainda mais, com uma força desbravadora. Até mesmo um navio grande e seguro parece ficar pequeno e fraco perto de uma imensidão de água que a todo momento tenta te encobrir. Isso aconteceu com Paulo quando estava sendo levado para Roma.
(A história fica no livro de Atos, no capítulo 27)
Esse texto pode ser interpretado de muitas formas, você pode ser Paulo que mesmo em meio a um náufragio continua tendo fé e alimenta aos outros. Ministra na vida daqueles que estão com medo e que não conseguem ver a mão de Deus em meio a uma situação desesperadora. Você pode ser os oficiais que ouvem Paulo e acredita que com ele está o Emanuel (Deus conosco) e então, você decide confiar, mesmo que esteja com muito medo. Mas tem os marinheiros que com toda sua experiência em embarcações, acreditam apenas nas circunstâncias e a todo custo buscam uma saída. Os marinheiros tem Paulo com eles, um homem de Deus que mesmo não tendo sua vida como preciosa, já havia dito que nada de mal aconteceria com qualquer pessoa ali. Mas aqueles marinheiros se deixaram dominar pelo medo, dando lugar a incredulidade. É sobre eles que quero focar e no final, você decide quem será nessa história...
Aquela viagem já tinha passado por algumas complicações e os marinheiros começaram a ter medo de que o navio pudesse bater em alguma Rocha e com isso, todos afundarem. Com o passar dos dias, eles mediram a profundidade e viram que havia ficado mais raso, então enxergaram aquilo como uma oportunidade, uma chance de sair fora daquele navio e se salvarem. Ao amanhecer eles fingiram que iriam jogar as âncoras no mar e jogaram o bote salva vidas. Sim, um bote salva vidas! Quem em uma situação complicada não ficaria feliz em encontrar um? Era uma saída mais fácil e talvez eles teriam uma chance. Foi isso que eles pensaram.
Talvez é assim que você pensa todas as vezes que se encontra em uma situação difícil e mesmo tendo alguns Paulos ministrando em sua vida, tentando te fazer ter olhos de fé e paciência, você prefere a saída mais fácil. Não é porque essa saída apareceu que significa que Deus a colocou lá. Veja bem, Deus te ama de uma forma especial e ele não tem prazer em nenhum sofrimento, mas nossas escolhas nos levam a isso. Não vamos entender o porquê de muitas coisas, porém você pode tirar algo significativo de qualquer situação.
Paulo sabia o que eles estavam prestes a fazer e disse que se eles saíssem os oficiais não iriam se salvar. Acredito profundamente que se eles saíssem, nada de mal aconteceria a Paulo, pois ele era o único que sabia quem era em Cristo e o melhor, a quem ele pertencia. Em seguida algo poderoso aconteceu. A bíblia diz que os soldados cortaram as cordas dos botes e os deixou no mar. Esses soldados mesmo que inconscientemente, tomaram um passo de fé que mudou tudo. Eles decidiram confiar na palavra de um homem de Deus e deixaram no mar a única coisa que aparentemente poderia lhes dar uma chance. Talvez tudo que você precisa é cortar as cordas dos botes que tem aparecido em sua vida, botes que às vezes parecem ser uma saída, mas não é. Se o seu destino é chegar em "Roma", você precisa ter coragem de continuar a jornada e seguir, pois nenhum fio de cabelo cairá de sua cabeça, desde que você esteja dentro do propósito.
Existem horas que dá vontade de pegar o bote e sair do navio, abandonar tudo e todos, mas e depois? O que será do propósito? Se Você tem a chance de cortar as cordas, então corte e siga na direção, porque os braços do Senhor estão aqui para te segurar todas as vezes que você for cair. Nenhum bote salva vidas valerá a pena se ele não for te levar para o lugar onde tenha terra firme. talvez o que você precisa está numa embalagem que você não gosta e você se recusa a ver.
É verdade é que muitos navios podem sim afundar ou bater em rochas. Mas se neste navio tiver ao menos um que saiba que Seu Redentor vive então pode ter certeza que por sua daquele que creu Deus se levantará. Não importa a fúria que o mar esteja, pois com você está Aquele que quando fala até às ondas e o mar se submetem a sua voz poderosa.
Tome cuidado com as saídas que aparecem em sua vida!
Comments